Centro-Oeste
Zoo de Brasília ganha casal de macacos em risco de extinção

O Zoológico de Brasília acaba de receber dois novos moradores: um casal de macacos-aranha-de-testa-branca, espécie tida como ameaçada de extinção, conforme a classificação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
O macho Chicão, transferido do Zoológico de Goiânia (GO) em maio, simboliza o início de uma nova etapa no manejo dessa espécie. Ele está com Kika, a fêmea que foi resgatada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) e acolhida pelo zoo de Brasília em 2019.
Após dois meses de adaptação, os primatas agora compartilham um espaço em ambiente controlado. A expectativa é que eles possam, futuramente, ajudar na reprodução dessa espécie, reforçando as ações de conservação.
Originário do Brasil, o macaco-aranha-de-testa-branca (Ateles marginatus) pode ser encontrado na Amazônia, especialmente nos estados do Pará e Mato Grosso. Ágil e habilidoso na movimentação entre os galhos, o animal tem pelagem preta com a testa contornada por pelos brancos, característica que inspira seu nome popular.
A introdução do casal integra um programa direcionado à conservação da biodiversidade e ao aumento da conscientização do público sobre espécies ameaçadas.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login