Notícias Recentes
Aviação comercial bate recorde no primeiro semestre, diz Ministério

A aviação comercial brasileira alcançou o maior número de passageiros transportados em um primeiro semestre da história. Entre janeiro e junho de 2025, 61,8 milhões de pessoas viajaram em voos domésticos e internacionais, conforme dados do Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR) e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Este número representa um aumento de 10% em comparação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 56,2 milhões de passageiros.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), destacou que o setor está vivendo seu melhor momento histórico.
“Estamos enfrentando o melhor período da nossa aviação civil, e os números comprovam isso. A aviação brasileira teve o melhor primeiro semestre registrado. Se mantivermos esse ritmo no segundo semestre, 2025 será o ano com os melhores resultados até agora. Esse crescimento impacta positivamente não só o setor, mas também o turismo, a hotelaria e nossa economia como um todo”, afirmou.
Segundo o MPOR, a movimentação internacional teve 13,8 milhões de passageiros no semestre, um aumento de 15,3% em relação a 2024. Já o mercado doméstico cresceu 8,6%, com mais de 40 milhões de passageiros transportados.
Dentre os principais aeroportos brasileiros, o Galeão, no Rio de Janeiro, apresentou o maior aumento, passando de 6,5 milhões para 8,2 milhões de passageiros, com alta superior a 26%. O aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, recebeu 6,2 milhões de passageiros, crescendo quase 15%. O terminal de Guarulhos, em São Paulo, movimentou quase 22 milhões de pessoas, aumentando 8%. Já o aeroporto de Brasília teve um crescimento de 7,6%, com 7,5 milhões de passageiros, seu melhor desempenho desde 2019.
O secretário nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, avaliou que os investimentos governamentais têm favorecido o progresso do setor.
“O cenário é positivo e há boas expectativas para os próximos meses. Os investimentos do Governo Federal na aviação civil, como a modernização da infraestrutura aeroportuária, o apoio às companhias aéreas e a valorização dos profissionais do setor, estão gerando resultados que permitem que mais brasileiros viagem pelo país e contribuam para o desenvolvimento nacional”, declarou.
Nos últimos dois anos, o Brasil contabilizou o maior número de obras em aeroportos regionais, com mais de 30 terminais novos ou revitalizados, segundo informações do Ministério de Portos e Aeroportos.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login