Conecte Conosco

Mundo

EUA fecham acordo comercial com Indonésia do Brics

Publicado

em

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, declarou na tarde de terça-feira (22) um novo pacto comercial entre os EUA e a Indonésia, que é membro integrante do grupo Brics. Este grupo é composto também por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã.

Foi estipulado que a Indonésia abrirá seu mercado para produtos dos EUA nas áreas industrial, tecnológica e agrícola, eliminando 99% das tarifas comerciais. Os Estados Unidos exportarão para a Indonésia sem tarifas, enquanto a Indonésia aplicará uma tarifa de 19% aos produtos que entram no mercado americano, considerado um dos mais competitivos do mundo.

Segundo a rede Truth Social, a Indonésia fornecerá minerais estratégicos valiosos aos EUA e firmará acordos significativos, estimados em dezenas de bilhões de dólares, para aquisição de aeronaves da Boeing, produtos agrícolas e recursos energéticos americanos.

Donald Trump ressaltou que o acordo favorecerá a indústria automobilística dos EUA, empresas de tecnologia, trabalhadores, agricultores, pecuaristas e demais setores industriais do país.

Trump e o Brics

Donald Trump ameaçou impor tarifas aos países do Brics ou aqueles que apoiarem políticas consideradas antiamericanas por ele. O presidente americano tem declarado, sem apresentar evidências, que o Brics foi formado para prejudicar os EUA e o dólar como moeda global de reserva. Por outro lado, os líderes do Brics rejeitam tais acusações e defendem que o grupo segue princípios de multilateralismo.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados