Conecte Conosco

Notícias Recentes

Eduardo Bolsonaro pode ser nomeado secretário no Rio ou Santa Catarina

Publicado

em

Aliados do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) acreditam que a nomeação para uma secretaria estadual no Rio de Janeiro ou em Santa Catarina, estados com governos alinhados ao bolsonarismo, é atualmente a alternativa mais provável para ele preservar seu mandato. Há discussões sobre sua indicação em um cargo governamental caso não se chegue a um acordo na Câmara para que ele trabalhe a partir dos Estados Unidos, onde reside desde fevereiro.

Mesmo morando fora do país, ocupar uma secretaria possibilitaria a Eduardo manter-se licenciado da Câmara com a aprovação da Mesa Diretora, garantindo seu mandato mesmo após o término do afastamento oficial, ocorrido no último domingo.

Embora as negociações estejam avançadas nos bastidores, conduzidas por membros do PL, a alternativa preferida foi quase que totalmente descartada. Aliados queriam que Eduardo fosse nomeado em São Paulo, estado governado por Tarcísio de Freitas (Republicanos), mas interlocutores locais têm rejeitado essa possibilidade, apesar da proximidade entre os dois e do fato de Eduardo ter sido eleito por São Paulo.

No caso de Santa Catarina, o impacto político é considerado menor. O governador Jorginho Mello (PL), muito alinhado ao bolsonarismo, é visto como mais aberto a ajudar, embora as conversas ainda não tenham começado oficialmente.

No Rio de Janeiro, as negociações avançaram, contudo o governador Cláudio Castro (PL) desistiu após ser aconselhado por um membro de um tribunal superior para evitar conflitos com ministros do Supremo Tribunal Federal, onde ele responde a processos.

O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante, ressalta: “A prioridade é manter o mandato, e manteremos. Uma das possibilidades é que Eduardo seja secretário em algum estado, sendo o Rio a alternativa mais discutida atualmente.”

A partir de agosto, Eduardo começará a acumular faltas, o que pressiona o partido a encontrar uma solução rapidamente, pois ele pode perder o mandato em novembro por esse motivo. O deputado está nos Estados Unidos e deverá permanecer fora indefinidamente.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados