Economia
Trump avisa: se mercados não forem abertos, tarifas vão subir

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta quarta-feira, 23, que costuma conceder redução de tarifas em negociações comerciais somente quando grandes países abrem seus mercados para os EUA. Ele enfatizou que só reduzirá as tarifas se um país permitir a entrada de produtos norte-americanos.
Do contrário, os EUA pretendem impor tarifas significativamente maiores. Em várias publicações na rede social Truth Social, o republicano ressaltou que esse é um dos principais poderes das tarifas, que são essenciais para pressionar outros países a abrirem seus mercados. “Sem tarifas, seria impossível fazer os países abrirem seus mercados!”, escreveu.
O presidente destacou um novo acordo comercial com o Japão, afirmando que, pela primeira vez na história, o Japão está ampliando o acesso de produtos americanos, incluindo veículos como carros, SUVs, caminhões, além de produtos agrícolas e arroz.
Trump mencionou ainda que essa abertura de mercado por parte do Japão pode gerar lucros comparáveis às tarifas em si, mas só foi possível devido à força que as tarifas exercem. Além disso, o Japão concordou em comprar bilhões de dólares em equipamentos militares e outros produtos, além de investir 550 bilhões de dólares nos EUA.
O presidente também citou a Indonésia, que está abrindo seu mercado para os EUA, o que resultará em grandes ganhos para empresas americanas. Ele ressaltou que essa situação é extremamente benéfica, assim como no caso do Japão.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login