Notícias Recentes
Como Trump fortalece Lula, diz Financial Times

O jornalista Edward Luce, editor e colunista do renomado jornal Financial Times, do Reino Unido, publicou um artigo impactante nesta terça-feira, 22, intitulado “Trump, Imperador do Brasil”.
No texto, Luce critica a decisão do presidente Donald Trump de impor tarifas de 50% sobre produtos brasileiros nos Estados Unidos, anunciada em 9 de julho, e condena também a tentativa de interferência no processo judicial que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), acusado de tentar um golpe contra o Supremo Tribunal Federal (STF).
De acordo com o colunista, tal ação de Trump, assim como ocorreu no Canadá e na Austrália, pode ter um efeito inverso ao desejado, prejudicando seu aliado e fortalecendo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Poucas coisas unem tão rapidamente os eleitores em torno da identidade nacional como um ataque econômico de uma potência global”, enfatizou Luce.
Luce ressalta que Trump não antecipou que as tarifas prejudicariam o agronegócio brasileiro, afastando Bolsonaro de uma de suas principais bases eleitorais. “Não é por acaso que a sorte de Lula tenha melhorado”, comentou o editor.
Segundo pesquisa da Genial/Quaest após o anúncio das tarifas, o presidente petista recuperou força em meio à crise de popularidade que enfrentava desde meados de 2024.
O jornalista também critica o uso das tarifas como meio de pressão no processo contra o ex-presidente e aponta um impulso “imperial” na política comercial de Trump.
Luce desaprova a política externa do republicano e reprova a decisão do Secretário de Estado americano, Marco Rubio, ao revogar os vistos de oito dos 11 ministros do STF, ação anunciada na sexta-feira, 18.
“A atitude de Rubio é surpreendente. O ex-senador construiu sua carreira defendendo os valores democráticos e o Estado de Direito dos EUA. Agora ele pune o sistema jurídico de uma democracia aliada por simplesmente cumprir a lei”, afirmou Edward Luce.
Na última sexta-feira, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, aplicou medidas cautelares contra Bolsonaro. Conforme a Procuradoria-Geral da República (PGR), o ex-presidente teria tentado atrapalhar o andamento do processo a seu desfavor através de “obstáculos econômicos” nas relações entre Brasil e Estados Unidos.
Luce destaca um paralelo marcante entre Trump e Bolsonaro, mas ressalta que o ex-presidente brasileiro está sendo responsabilizado. Ele elogia as instituições do Brasil em comparação com as americanas, afirmando que, se existe hoje algum exemplo de democracia liberal na região vinculada a Marco Rubio, ele se encontra em Brasília e Ottawa, não em Washington.
Trump incentivou a invasão do Congresso americano em 6 de janeiro de 2021, foi indiciado por quatro crimes relacionados, mas não enfrentou punição judicial.
No Brasil, a PGR aponta que a tentativa golpista liderada por Bolsonaro alcançou seu auge na invasão dos prédios públicos em 8 de janeiro de 2023, considerada a “última esperança” da trama pela Procuradoria.
“Este evento foi promovido e facilitado pela organização acusada”, declarou a PGR ao denunciar Bolsonaro e outros sete envolvidos como membros centrais da tentativa de golpe.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login