Mundo
EUA param uso do timerosal em vacinas

O Departamento de Saúde dos Estados Unidos anunciou na última quarta-feira (23) que vai suspender o uso de uma substância que é alvo de críticas por grupos antivacina, apesar das evidências científicas não indicarem risco.
O timerosal, um conservante contendo mercúrio que evita o crescimento de bactérias e fungos, foi objeto de numerosos estudos, incluindo pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que não identificaram toxicidade associada.
Nos Estados Unidos, o timerosal quase não é utilizado em vacinas, mas em junho, um comitê de especialistas liderado pelo secretário de Saúde, Robert Kennedy Jr., decidiu proibir seu uso.
Essa medida preocupou a comunidade científica, que entende ser um reflexo da influência do debate político sobre a questão das vacinas.
Robert Kennedy Jr. é conhecido por suas opiniões contrárias às vacinas. Nos últimos anos, tem divulgado diversas teorias conspiratórias relacionadas às vacinas contra a covid-19 e supostos vínculos entre vacinação e autismo, principalmente por meio da organização Children’s Health Defense, que ajudou a fundar.
Desde que assumiu o comando do Departamento de Saúde, Kennedy Jr. tem promovido uma reformulação significativa nas estruturas das autoridades de saúde do país.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login