Mundo
Diretor da OMS alerta para fome grave em Gaza

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), afirmou nesta quarta-feira (23) que uma grande parte da população na Faixa de Gaza está enfrentando fome severa. O suprimento de alimentos na região, que vive um conflito prolongado, está muito abaixo do necessário para atender a demanda.
Em uma coletiva em Genebra, Tedros declarou: “Não há outra forma de descrever a situação, senão que pessoas estão morrendo de fome em grande escala, e isso é causado por ações humanas.”
Esse alerta acompanha a preocupação de 111 organizações de assistência e direitos humanos, como Médicos Sem Fronteiras e Oxfam, que relataram a expansão da fome em larga escala em Gaza. Em declaração conjunta, destacaram que as condições das pessoas atendidas estão cada vez mais críticas.
Em Gaza, onde vivem mais de 2,1 milhões de pessoas, o bloqueio imposto por Israel, mesmo tendo sido parcialmente aliviado em maio, ainda provoca uma grave escassez de alimentos e produtos básicos. Tedros enfatizou que além dos perigos do conflito, a fome se tornou um inimigo mortal para a população local.
A desnutrição aguda ultrapassa 10%, e mais de 20% das mulheres grávidas e lactantes avaliadas apresentam desnutrição severa em alguns casos, conforme dados apresentados pelo chefe da OMS.
Ele fez um apelo por acesso humanitário total, cessar-fogo e uma solução política duradoura para aliviar o sofrimento da população.
De acordo com a OMS, desde o início do ano ocorreram 21 mortes de crianças menores de cinco anos relacionadas à desnutrição, embora esses números possam ser subestimados em relação à real situação no terreno.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login