Conecte Conosco

Mundo

FMI aprova liberação de 2 bilhões de dólares para Argentina

Publicado

em

O Fundo Monetário Internacional (FMI) confirmou na quinta-feira (24) que sua equipe técnica chegou a um consenso com o governo argentino para a primeira revisão do financiamento concedido em abril, permitindo o repasse de aproximadamente 2 bilhões de dólares.

A Argentina firmou um acordo com o FMI para um crédito de quatro anos dentro do programa Serviço Ampliado do Fundo (SAF) no valor total de 20 bilhões de dólares, dos quais já foram liberados 12 bilhões.

O FMI e as autoridades argentinas alcançaram um entendimento técnico acerca da primeira avaliação do programa econômico, que depende da aprovação do conselho executivo, prevista para o final de julho.

O organismo destacou que a Argentina tem potencial para receber esses 2 bilhões de dólares adicionais.

O FMI também elogiou a administração do presidente Javier Milei, que conseguiu diminuir a inflação de 211% em 2023 para 118% no ano anterior, além de registrar superávit fiscal em 2024 pela primeira vez desde 2010. Milei conseguiu esses resultados por meio do fechamento de órgãos governamentais, corte de 50 mil cargos públicos e quase a total eliminação de obras públicas.

Segundo o FMI, o programa teve um início sólido mesmo diante de um cenário externo difícil, sustentado na continuidade de políticas macroeconômicas fortes, incluindo uma rígida postura fiscal e monetária.

Como contrapartida, o governo argentino desfez muitos controles cambiais vigentes desde 2019 e implementou um novo sistema de flutuação para o dólar, que tem funcionado de forma organizada.

A Argentina quer reforçar suas reservas internacionais e limitou a emissão de moeda para manter o dólar estável. O FMI ressaltou que o câmbio oficial tem sido mantido próximo ao ponto médio da banda, com retomada do controle da inflação, continuidade do crescimento econômico e queda na pobreza.

O FMI também ressaltou que a Argentina retornou ao mercado internacional de capitais antes do previsto, o que representa um avanço importante para o país.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados