Conecte Conosco

Economia

Alimentação em casa cai 0,40% no IPCA-15 de julho, aponta IBGE

Publicado

em

O grupo de Alimentação e bebidas apresentou uma queda de 0,06% em julho, com a alimentação em casa diminuindo 0,40%, registrando a segunda queda seguida – em junho, a variação foi negativa em 0,24%.

Os destaques para essa redução foram as baixas nos preços da batata-inglesa (-10,48%), cebola (-9,08%) e arroz (-2,69%). Por outro lado, houve um aumento significativo no preço do tomate (6,39%) após uma queda de 7,24% no mês anterior.

Por outro lado, a alimentação fora de casa teve um aumento de 0,84% em julho, acelerando em relação ao aumento de 0,55% registrado em junho. Este crescimento foi influenciado pelo aumento no preço dos lanches, que passaram de 0,32% em junho para 1,46% em julho, e das refeições, que subiram de 0,60% para 0,65% no mesmo período.

O Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, calcula o impacto de cada grupo no IPCA-15 considerando a variação mensal e o peso mensal disponíveis no Sistema IBGE de Recuperação Automática (Sidra).

É importante destacar que os resultados podem apresentar pequenas divergências em relação ao impacto divulgado pelo IBGE, que utiliza uma precisão maior nas casas decimais dos percentuais de variação de cada item.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados