Conecte Conosco

Economia

Loja de Artesanato de Pernambuco abre primeira filial em Portugal

Publicado

em

O artesanato pernambucano conquista mais um capítulo em sua expansão internacional, agora com uma inauguração em Porto, Portugal. A Loja do Artesanato de Pernambuco, a primeira fora do Brasil, foi oficialmente aberta na última quinta-feira (24), instalada no Instituto Pernambuco Porto-Brasil (IPPB).

Com 50 metros quadrados, o espaço exibe cerca de 200 peças selecionadas cuidadosamente, abrangendo obras de artistas desde a Região Metropolitana do Recife até o Sertão pernambucano.

Entre os artistas destacados estão mestres renomados como Nicola (Jaboatão dos Guararapes), Luiz Antônio (Caruaru), Cida Lima e Neguinha (Belo Jardim), Fida (Garanhuns), Luiz Benício (Buíque), Bezinho Kambiwá (Ibimirim), Marcos (Sertânia), Irineu do Mestre (Salgueiro) e Mazinho (Lagoa Grande).

Outros expoentes da arte local incluem artesãos e associações como Alcione Freitas (Paulista), especialista em papel machê e papietagem; Ana Santiago (Recife); Edjane Cabral (Paudalho) e o grupo Bonecos de Pilão (Tracunhaém), focados em cerâmica contemporânea; Francisca Xukuru (Pesqueira), representante da renda renascença; além dos irmãos Bacaro Borges e Pablo Borges (Bezerros), continuadores da xilogravura do lendário J. Borges. A tapeçaria regional é representada pela Tapeçaria Timbi (Camaragibe) e pela Associação de Tapeceiras de Lagoa do Carro.

A loja será aberta ao público no sábado (26), ocasião em que o IPPB celebra seu terceiro aniversário com o 1º Festival de Verão no Porto, destacando a música, gastronomia e, claro, o artesanato pernambucano.

Esta iniciativa é fruto da parceria entre o Governo de Pernambuco, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico (Adepe), e o Instituto Pernambuco Porto-Brasil, com o intuito de promover a exportação das produções artesanais para o mercado europeu.

Segundo Ana Luiza Ferreira, diretora-presidente da Adepe, “Esta inauguração representa um marco para uma política pública consolidada, que vê na economia criativa um caminho para valorizar a identidade cultural pernambucana, promover o desenvolvimento sustentável e mostrar a força do fazer artesanal.”

Desde 2003, as lojas do Artesanato de Pernambuco começaram em Bezerros, Agreste, com o Centro do Artesanato, e se expandiram para o Recife, incluindo o Centro do Artesanato no Bairro do Recife e o Shopping Tacaruna. A Região Metropolitana também conta com a presença do projeto, especialmente dentro do Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda.

Camila Bandeira, diretora-geral de Promoção da Economia Criativa da Adepe, destaca a importância dessas lojas como vitrines e canais de venda para os artesãos pernambucanos, ressaltando que a nova filial europeia amplia ainda mais essa exposição e geração de renda.

Ela acrescenta que, sendo uma ação pública de apoio ao artesanato, cada peça é vendida pelo valor definido pelo próprio artesão, que recebe integralmente a quantia estipulada no momento da consignação.

Além do aspecto econômico, a inauguração em Porto amplia o intercâmbio cultural entre Brasil e Portugal e divulga a riqueza da produção artística pernambucana.

Zeferino Ferreira da Costa, presidente do Instituto, ressalta que a loja proporciona à comunidade local e aos visitantes a chance de levar para casa a força e a beleza do artesanato pernambucano, que reflete história e tradição.

Informações da Loja

Local: Instituto Pernambuco-Porto Brasil, Rua das Estrelas, 143, Campo Alegre – Porto/PT. CEP 4150-762

Data de abertura ao público: Sábado (26)

Contato: +351 226 008 224 / +55 41 99674-0243

Mais detalhes podem ser obtidos no perfil do Instagram do instituto.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados