Conecte Conosco

Economia

Resultado de junho não afeta tarifas, futuro incerto diz Fernando Rocha do BC

Publicado

em

Fernando Rocha, chefe do departamento de estatísticas do Banco Central, afirmou nesta sexta-feira (25) que ainda não há sinais de que as tarifas americanas sobre produtos brasileiros tenham afetado os dados do setor externo referentes a junho, já que essas tarifas foram anunciadas somente em julho. Contudo, ele destacou que a partir do “Liberation Day”, em abril, a incerteza aumentou.

“A incerteza impacta os fluxos de investimento, pois os investidores antecipam cenários e, diante da incerteza, podem escolher reduzir seus investimentos. Contudo, esses efeitos ainda não aparecem nas estatísticas oficiais e provavelmente serão percebidos antes nas atividades profissionais antes da divulgação dos dados oficiais”, explicou Rocha em entrevista coletiva.

Ele ainda mencionou que a taxa de rolagem de dívida externa inferior a 100% neste ano não indica necessariamente dificuldade para que as empresas tenham acesso ao mercado externo.

Transações Correntes

Rocha comentou que a desaceleração no crescimento do déficit em transações correntes parece estar vinculada à redução da atividade econômica interna, o que diminui a demanda por bens e serviços do exterior.

“Essa desaceleração está provavelmente relacionada ao ritmo mais lento do crescimento econômico neste ano, comparado ao ano passado”, concluiu, durante a coletiva para comentar os dados do setor externo de junho divulgados pela manhã.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados