Economia
EUA preparam base legal nova para tarifa de Trump contra Brasil

O governo do presidente Donald Trump dos Estados Unidos está elaborando uma nova declaração de emergência para fundamentar as tarifas contra o Brasil, segundo fontes próximas ao assunto.
Essa ação, ainda provisória, é considerada necessária para aplicar a taxa de 50% anunciada por Trump, devido ao fato de que a balança comercial dos EUA com o Brasil favorece os americanos.
Após a divulgação pela agência Bloomberg, o dólar subiu, chegando a R$ 5,5604, um aumento de 0,74% por volta das 13h20.
Nos outros países afetados pelas sobretaxas anunciadas por Trump, a exportação para os EUA era maior do que a importação, caracterizando um déficit comercial para os americanos, o que não ocorre com o Brasil.
Por essa razão, a base legal utilizada para aplicar tarifas nesses países não é adequada para o Brasil.
O Gabinete do Representante Comercial dos EUA confirmou os planos para uma declaração de emergência independente em reuniões recentes com membros do Congresso, segundo fonte anônima.
Consultados, o gabinete e a Casa Branca não emitiram comentários imediatos.
Essa movimentação revela a intenção do governo de encontrar um fundamento jurídico para impor as cada vez mais amplas ameaças tarifárias feitas por Trump.
Trump anunciou que a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros pode entrar em vigor no dia 1º de agosto, em um gesto de apoio ao presidente Jair Bolsonaro.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login