Conecte Conosco

Economia

Executivos da Azul destacam avanços na recuperação da empresa e crescimento em Pernambuco

Publicado

em

O vice-presidente de Marketing e Pessoas da Azul Linhas Aéreas, Jason Ward, junto ao membro da Comunicação Institucional, Rodrigo Moraes, estiveram na sede da Folha de Pernambuco na sexta-feira (25). Eles foram recebidos pela vice-presidente do jornal, Mariana Costa; pelo diretor operacional, José Américo; pela editora-chefe, Leusa Santos; e pela gerente de Mercado, Tânia Campos.

No encontro, os representantes da Azul falaram sobre a fase atual da companhia e ressaltaram a importância do mercado pernambucano, onde o Recife hospeda o maior hub da empresa no Nordeste. Jason Ward detalhou os progressos recentes na reestruturação da Azul.

Reestruturação

Recentemente, a Azul recebeu aprovação final do Tribunal dos Estados Unidos para um financiamento DIP (Debtor in Possession) de US$ 1,6 bilhão. Essa iniciativa faz parte do processo de Chapter 11, uma medida jurídica americana semelhante à Recuperação Judicial no Brasil, que busca garantir a continuidade das operações da empresa durante sua reestruturação financeira.

“Nosso processo está indo muito bem. Tivemos uma audiência com um juiz em Nova York na quinta-feira, e tudo está ocorrendo conforme o planejado. Isso mostra que nosso trabalho está dando frutos. Temos um plano de recuperação que tornará a Azul mais forte e eficiente”, explicou Jason Ward, natural de Utah, nos Estados Unidos.

Além do financiamento, a companhia firmou acordo com a AerCap, principal responsável pelos contratos de leasing de aeronaves, prevendo uma economia superior a US$ 1 bilhão. O Tribunal também aprovou a rejeição de dois contratos correspondentes a motores inativos, sem afetar a malha aérea da Azul.

Liderança no mercado

Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mostram que a Azul liderou o transporte de passageiros em Pernambuco no primeiro semestre de 2025, com mais de 1,59 milhão de embarques e 63% do mercado estadual. Em junho, a empresa foi responsável por 61% de toda movimentação aérea local.

“Ampliamos nosso hub em Recife, que é essencial não só para passageiros, mas também para cargas. Transportamos 100 toneladas de frutas nesse período e estamos muito satisfeitos com a colaboração vigente”, afirmou Jason Ward.

Atualmente, a Azul opera 53 rotas nacionais a partir de Pernambuco, com destaque para voos entre Recife e Campinas, Guarulhos e Confins. Na capital pernambucana, a companhia registrou mais de 1,49 milhão de passageiros entre janeiro e junho de 2025, reforçando a posição do Aeroporto Internacional dos Guararapes como o principal centro de conexões da Azul no Nordeste.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados