Conecte Conosco

Mundo

Brasil investiga problemas de exportadores na Venezuela

Publicado

em

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) confirmou, por meio de comunicado enviado ao Estadão/Broadcast, que está acompanhando, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), os relatos de dificuldades enfrentadas por exportadores brasileiros na Venezuela.

A Venezuela começou a aplicar taxas sobre produtos brasileiros importados que anteriormente eram isentos, conforme informações de associações comerciais de Roraima.

A Embaixada do Brasil em Caracas está investigando, com as autoridades venezuelanas responsáveis, para entender melhor a situação, visando restabelecer a normalidade do comércio bilateral, que é regulado pelo Acordo de Complementação Econômica nº 69 (ACE 69), que proíbe a cobrança de imposto de importação entre as duas nações, conforme nota do MRE.

O ministério também destacou que, em 2024, o comércio entre Brasil e Venezuela atingiu US$ 1,6 bilhão, com US$ 1,2 bilhão referentes às vendas brasileiras.

Os principais produtos exportados para a Venezuela incluem açúcares e melaços, alimentos e preparações alimentícias, além de milho.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados