Notícias Recentes
Atos contra governo dos EUA no Brasil em 1º de agosto

Organizações sociais progressistas, incluindo a União Nacional dos Estudantes (UNE), a Frente Povo Sem Medo e a Frente Brasil Popular, estão preparando protestos para o dia 1º de agosto. Essas manifestações visam a defesa da soberania do país, em reação à decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de aplicar uma sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros a partir desta data.
As ações acontecerão diante de edifícios que representam o governo norte-americano no Brasil. A UNE confirmou protestos nos consulados dos Estados Unidos em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), além da Embaixada Americana em Brasília (DF).
A Frente Brasil Popular e a Frente Povo Sem Medo programaram uma concentração para as 15h em Salvador (BA), destacando a importância da soberania nacional como uma questão central.
Em comunicado, a UNE afirmou que ‘o bolsonarismo, mesmo após a derrota eleitoral, permanece ativo e conectado a uma rede internacional que promove uma política imperialista que ataca a autonomia dos povos, evidenciada pela recente decisão do presidente Donald Trump de impor uma tarifa de 50% sobre os produtos do Brasil’.
Na manhã de sexta-feira, 25, a Faculdade de Direito da USP sediou um evento em defesa da soberania nacional, organizado por cerca de 250 entidades, em resposta à suspensão dos vistos de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) pelo governo americano.
Essa suspensão ocorreu após medidas judiciais contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), intensificando o confronto entre os dois países. O atrito teve início após o anúncio do presidente americano aplicando a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros via carta que também pedia o término do julgamento contra Bolsonaro.
Donald Trump declarou na carta: ‘A forma como o Brasil trata o ex-presidente Bolsonaro, um líder reconhecido mundialmente, é uma vergonha internacional. Este julgamento não deveria continuar. Trata-se de uma perseguição que deve ser encerrada IMEDIATAMENTE!’
Programação dos protestos da UNE em 1º de agosto
- São Paulo – 10h no Consulado dos EUA em São Paulo
- Salvador – 15h no Campo Grande
- Rio de Janeiro – 18h no Consulado dos EUA
- Brasília – 09h em frente à Embaixada dos EUA
- Porto Alegre – 18h na Esquina Democrática
- Belo Horizonte – 17h na Praça Sete

Você precisa estar logado para postar um comentário Login