Economia
CNU 2025 registra mais de 760 mil candidatos, diz Ministério da Gestão

A segunda edição do Concurso Nacional Unificado contou com 761.528 inscritos, conforme comunicado feito pelo Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) no último sábado (26). O período para inscrições encerrou-se em 20 de abril.
As regiões Sudeste e Nordeste concentram a maioria dos participantes, com 247.838 e 229.436 inscritos respectivamente. O Rio de Janeiro destacou-se como o estado com maior número de candidatos, totalizando 108,8 mil.
Mulheres representam 60% do total de inscritos, um aumento em comparação à edição anterior, que teve 56,2%. Em contrapartida, o número geral de inscritos caiu em relação a 2024, quando o concurso teve 2,1 milhões de candidatos na sua primeira edição.
Estão disponíveis 3.652 vagas em 32 órgãos públicos, com salários que podem chegar a R$ 16.400. As provas do concurso serão aplicadas em dois dias: a primeira etapa, com questões objetivas, ocorrerá em outubro; a segunda etapa, com questões dissertativas, está marcada para dezembro e será destinada apenas aos aprovados na fase anterior.
Os cargos foram organizados em nove blocos temáticos, agrupados conforme áreas de atuação semelhantes. Este formato, já adotado na edição passada, permite que os participantes concorram a diferentes cargos dentro do mesmo bloco com uma única inscrição.
Desta vez, dois blocos são para nível médio e os demais sete para nível superior. O bloco com maior número de vagas é o bloco 5, da área de Administração, que oferece 1.172 vagas, sendo 1.000 para cadastro de reserva. Estas vagas de cadastro de reserva, destinadas ao cargo de analista técnico-administrativo, serão para lotação no Ministério da Inovação e Gestão (MGI), e diferem das demais por não serem vagas imediatas, conforme o edital.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login