Mundo
Papa Leão XIV encontra líder ortodoxo russo

Papa Leão XIV recebeu neste sábado (26), em audiência no Vaticano, um importante líder ortodoxo russo pela primeira vez desde que assumiu a liderança da Igreja Católica em maio, segundo comunicado oficial.
Leão XIV fez um apelo ao Kremlin para que tome uma iniciativa em favor da paz na Ucrânia e recebeu o metropolita Antonij de Volokolamsk, chefe das Relações Exteriores do patriarca ortodoxo russo Cirilo, alinhado com as posições do Kremlin.
As relações entre o Vaticano e Moscou permanecem tensas. O líder da Igreja Ortodoxa Russa, patriarca Cirilo, apoiou a invasão da Ucrânia pela Rússia, considerando-a uma “guerra santa”.
No entanto, Moscou manteve diálogo com o falecido papa Francisco, muito criticado na Ucrânia, e o metropolita Antonij teve vários encontros com o ex-pontífice argentino.
Antes do encontro, o religioso russo declarou ao jornal italiano La Repubblica que Francisco tinha uma postura equilibrada sobre a Ucrânia, embora ainda não conhecesse a posição de Leão XIV.
O atual papa, o primeiro americano e naturalizado peruano, assumiu a liderança da Igreja em um contexto em que os Estados Unidos intensificam esforços para promover a paz na Ucrânia, sem grandes avanços até o momento, após mais de três anos de conflito.
Leão XIV também recebeu o presidente ucraniano Volodimir Zelensky no início do mês e manteve contato telefônico com o presidente russo Vladimir Putin.
Em maio, o papa ofereceu mediação global para os conflitos do mundo, e o Vaticano foi cogitado como possível local para negociações de paz, mas o Kremlin recusou e continuou as conversações em Istambul.
O metropolita Antonij reafirmou que, para Moscou, o Vaticano não é considerado um terreno neutro para negociações de paz.
Nomeado chefe das Relações Exteriores da Igreja de Moscou em 2022, ano da invasão russa na Ucrânia, o metropolita Antonij tinha atuado anteriormente como representante da Igreja Ortodoxa na Itália.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login