Notícias Recentes
Carreta da Mulher atende em Valparaíso
Moradoras de Valparaíso de Goiás contam, desde segunda-feira (14), com a assistência prestada pela Carreta da Mulher, que faz exames de mamografia, ecografia e preventivo de câncer de colo do útero (Papanicolau). A unidade móvel está estacionada na Unidade Mista de Saúde Dr. José Henrique de Souza, situada no bairro Jardim Céu Azul, onde ficará durante um mês.
O horário de funcionamento da Carreta da Mulher em Valparaíso será de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e de 13h às 17h. Os exames devem ser agendados previamente nas unidades básicas de saúde ou Programa Saúde da Família (PSF) de referência das usuárias. Para o exame de mamografia e ecografia, é necessário apresentar pedido médico. A exceção é para o Papanicolau, que dispensa agendamento e solicitação médica.
O secretário de Saúde do DF, Elias Fernando Miziara, destaca que as moradoras serão beneficiadas com exames importantes para a prevenção e o diagnóstico de doenças femininas, a fim de identificar de forma rápida os casos que apresentarem alterações, antes que se manifestem clinicamente. “Nosso intuito, ao levar a Carreta da Mulher ao Entorno, é oferecer assistência mais próxima à comunidade, além de desafogar a rede pública de saúde do Distrito Federal”, complementou.
A estudante Jackeline Santos, 20 anos, conta que chegou cedo para fazer a ecografia gestacional na Carreta da Mulher. Grávida há quatro meses, a moradora de Valparaíso I recebeu do PSF – Pacaembu o encaminhamento para o exame e aprovou a assistência. “Essa é a primeira vez que fui atendida na carreta e acho que essa iniciativa ajuda muitas mulheres, porque assim como eu, às vezes, temos dificuldades de sermos atendidas em postos públicos”, comentou.
Lindacy Ferreira, 46 anos, é moradora de Valparaíso, mas trabalha no DF como manicure. Ela recebeu do Centro de Saúde nº3 do Guará o encaminhamento para a ecografia mamária. “Ainda bem que a carreta está aqui, pois precisava desse exame com urgência, senão teria que pagar para fazê-lo”, afirmou.
Fonte: Alô
Você precisa estar logado para postar um comentário Login