Conecte Conosco

Economia

Trump reduz tarifa da UE para 15%

Publicado

em

O presidente Donald Trump dos Estados Unidos firmou um acordo com a União Europeia para reduzir a tarifa sobre as exportações do bloco para 15%. O anúncio aconteceu após um encontro com Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, no domingo, dia 27.

Antes da reunião, Trump declarou que não pretendia adiar a implementação das tarifas previstas para o dia 1º de agosto, ressaltando que a União Europeia precisa abrir seu mercado para os EUA, especialmente em relação à proposta inicial de tarifa de 30% sobre os produtos europeus.

Ursula von der Leyen acreditava em uma chance significativa de acordo e havia reconhecido a importância de reajustar as relações comerciais, afirmando que é necessário equilibrar a balança, uma vez que a UE tem superávit nas negociações.

Por sua vez, Trump destacou a diferença comercial, mencionando que os EUA não exportam carros ou produtos agroindustriais para a Europa, enquanto a UE vende milhões de veículos para o mercado americano.

O presidente americano também ressaltou a importância de negociar separadamente os produtos farmacêuticos, setor vital para a Europa, que desejava limitar tarifas sobre esses medicamentos, sua principal exportação para os EUA.

A União Europeia havia advertido que, na ausência de um acordo, poderia impor tarifas retaliatórias sobre diversos itens americanos, incluindo carne bovina, cerveja, peças de automóveis e aeronaves da Boeing.

Após esse encontro, Trump tem agendada uma reunião no dia 28, na Escócia, com o primeiro-ministro britânico Keir Starmer. Os dois líderes anunciaram um acordo comercial no mês anterior, durante a cúpula do G7 no Canadá.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados