Economia
Apple lança iOS 26 com novidades para segurança e proteção contra roubos

A Apple está ampliando seus esforços para fortalecer a segurança e a proteção do iPhone contra furtos com o lançamento do novo sistema operacional. O iOS 26, que está disponível para testes no Brasil esta semana, traz funcionalidades como ocultação de aplicativos via reconhecimento facial, encaminhamento automático de SMS para a pasta de spam e aprimoramento no gerenciamento de senhas.
O Brasil lidera mundialmente no uso do recurso “Proteção para Dispositivo Roubado”, lançado em 2024 pela Apple. Mais de 60% dos usuários locais já ativaram essa função, que exige reconhecimento facial e código de acesso para desbloquear o iPhone, superando a média global de 50%.
Além disso, a Apple estende o bloqueio, em caso de roubo, para partes valiosas do iPhone como tela, sensor de reconhecimento facial e bateria, dificultando a desmontagem para revenda das peças.
A versão beta pública do iOS 26 é compatível com iPhone SE (2ª geração) e iPhone 11 ou superior. Simultaneamente, foram lançadas atualizações para outros sistemas da empresa: iPadOS 26, macOS Tahoe 26, watchOS 26 e tvOS 26, com a previsão de lançamento final para setembro ou outubro.
Principais novidades do iOS 26:
Proteção para Dispositivo Roubado
Atualmente, para usar essa proteção, o usuário ativa a função em “Ajustes” > “Privacidade e Segurança” > “Proteção para Dispositivo Roubado”. Com o iOS 26, esse recurso já vem ativado de fábrica.
Outra novidade é a desativação automática da opção “Redefinir Face ID” quando a proteção está ativada, além de impedir o acesso às opções de recuperação de conta e alteração do código de acesso. O usuário pode escolher entre configurações “Fora de locais familiares” (padrão) e “Sempre” para elevar a segurança.
Ocultação de aplicativos
Agora, o sistema permitirá esconder aplicativos da tela inicial. Para isso, basta selecionar o app e ativar a opção de ocultar. Aplicativos ocultos não apresentam notificações e ficam armazenados em uma pasta especial acessível na Biblioteca de Apps, protegida por reconhecimento facial.
Gestão de senhas
O app Senhas ganhou melhorias, como a possibilidade de consultar o histórico de senhas, autenticação de dois fatores (2FA) para códigos via SMS em apps e sites fora do ecossistema Apple, e geração automática de senhas complexas durante o login em sites, que são salvas automaticamente.
Triagem de ligações
O iOS 26 inclui o recurso de triagem de chamadas (“Call Screening”) em vários idiomas, incluindo português. Ele permite que o usuário solicite informações ao interlocutor em background, convertendo a resposta em texto para decidir atender ou não à chamada.
Mensagens
Mensagens de spam (SMS) serão automaticamente redirecionadas para uma pasta dedicada, ajudando a proteger contra golpes. Mensagens de remetentes desconhecidos também serão organizadas separadamente, tudo feito diretamente no dispositivo.
Safari
O navegador Safari passa a exibir mais detalhes sobre rastreadores presentes nas páginas, utilizando aprendizado de máquina para evitar identificação dos usuários e seus interesses. Apresenta também o Relatório de Privacidade, que informa sobre os rastreadores bloqueados.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login