Economia
Trump anuncia tarifas de 15% a 20% para países sem acordo comercial até sexta

O presidente Donald Trump anunciou nesta segunda-feira (28) que planeja impor uma tarifa geral entre 15% e 20% sobre produtos importados para os Estados Unidos provenientes de países que ainda não firmaram acordos comerciais específicos com o país.
“Para o mundo, eu diria que será algo em torno de 15% a 20%… Quero ser justo, acho que ficaremos entre esses dois valores”, declarou Trump em Turnberry, Escócia, durante encontro com o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer.
O anúncio ocorre poucos dias antes do prazo de 1º de agosto para entrada em vigor das tarifas recíprocas, enquanto vários países ainda não concluíram negociações comerciais com os EUA. O Brasil, que atualmente enfrenta uma taxação de 50%, ainda não teve sua situação definida.
“Vamos criar uma tarifa que será aplicada ao restante do mundo. Esse será o custo para quem quiser negociar com os Estados Unidos, pois não é viável negociar e fechar 200 acordos diferentes”, explicou Trump.
Esse aumento para uma tarifa padrão entre 15% e 20% representa uma elevação em relação à tarifa inicial de 10% anunciada em 2 de abril, conhecida como o Dia da Libertação, e está alinhado com acordos feitos com parceiros comerciais relevantes.
Trump e a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, firmaram recentemente um acordo parcial para uma taxa de 15% na maior parte dos produtos europeus importados pelos EUA. Na semana anterior, o Japão também fechou um acordo similar.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login