Conecte Conosco

Economia

Aumento das tarifas dos EUA pode encarecer refeições em bares e restaurantes

Publicado

em

A Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp) avalia que o aumento das tarifas imposto pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, que deverá começar a valer no próximo dia 1º, pode resultar no aumento dos preços das refeições em restaurantes, bares e lanchonetes.

Segundo a entidade, essa medida causará pressão no mercado interno, especialmente sobre os principais produtos de exportação do Brasil, como café, carnes, pescados e suco de laranja.

“Esses alimentos terão sua cadeia produtiva completamente impactada. O café, por exemplo, pode ter até 30% de redução nas exportações, o que pode elevar seu preço interno em até 6%. Em um possível cenário de desaceleração econômica, os preços das carnes (bovina e suína) e pescados também poderão subir para cobrir os custos de produção”, explica a Fhoresp em nota.

A previsão da Fhoresp é que os efeitos sobre os preços internos ocorram em médio a longo prazo no setor de alimentação fora do lar, com um possível aumento que pode chegar a 10% no valor do cardápio para o consumidor.

“É crucial analisar todos os possíveis cenários para que o Brasil compreenda o que pode acontecer, inclusive a possibilidade de uma recessão econômica. A médio e longo prazo, o mercado interno terá impactos em toda a cadeia produtiva, especialmente no agronegócio”, afirmou o diretor-executivo da entidade, Edson Pinto.

Edson Pinto classificou a taxação americana como “uma medida extremamente prejudicial”, descrevendo-a como “um ataque direto à cadeia do agronegócio brasileiro”. Ele defende ainda uma resposta diplomática e estratégica para proteger os interesses do país.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados