Mundo
Wall Street fecha sem direção clara com pouco interesse no acordo EUA-UE

A Bolsa de Nova York encerrou as atividades desta segunda-feira (28) com resultados variados, refletindo o baixo entusiasmo dos investidores após o anúncio de um acordo preliminar entre os Estados Unidos e a União Europeia, além das expectativas relacionadas à divulgação de diversos indicadores econômicos e balanços empresariais ao longo da semana.
O índice Dow Jones caiu 0,14%, enquanto o Nasdaq subiu 0,33% e o S&P 500 teve leve alta de 0,02%, ambos alcançando novos recordes.
Angelo Kourkafas, da Edward Jones, disse à AFP que o anúncio do acordo comercial entre os EUA e a UE, assim como outras notícias positivas, já havia sido antecipado pelos mercados na sexta-feira anterior.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciaram no domingo na Escócia um pacto que prevê a redução das tarifas sobre importações provenientes da União Europeia para 15%, contra a taxa inicial de 30% que os EUA ameaçavam impor sem o acordo.
Além disso, a União Europeia se comprometeu a adquirir produtos energéticos no valor de 750 bilhões de dólares e a investir 600 bilhões de dólares nos Estados Unidos.
Esse compromisso se soma a outros já firmados pelos Estados Unidos com o Reino Unido e o Japão.
Kourkafas também destacou que o anúncio desses acordos ajudou a diminuir as incertezas comerciais, especialmente com o prazo final previsto para 1º de agosto se aproximando.
Os mercados permanecem atentos aos dados sobre emprego e inflação nos EUA, assim como à decisão da política monetária do Federal Reserve, que será divulgada na quarta-feira às 18h GMT (15h em Brasília).

Você precisa estar logado para postar um comentário Login