Economia
Projeto da Univasf usa abelhas para ajudar agricultura no semiárido

Foi aprovado no edital 12/2025 ‘Pernambucanas Inovadoras’, da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), o projeto Pollinnova – Abelhas: o Bioinsumo que Impulsiona a Produção Agrícola e a Sustentabilidade. A iniciativa é coordenada por servidoras da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga).
Participam da coordenação do projeto a professora Dra. Patrícia Avello Nicola, coordenadora do Cemafauna; a professora Dra. Carla Daniela de Sales Pessoa; e a pesquisadora e ecóloga pós-doutora Aline Cândida Ribeiro Andrade. A proposta será aplicada na fruticultura irrigada, focando na cultura da manga no semiárido pernambucano.
O projeto será realizado em parceria com a Agrodan Brasil e o Instituto Agrodan Social. O trabalho tem como objetivo valorizar as abelhas como agentes polinizadores e bioinsumos no processo produtivo. As atividades incluem o estudo da fenologia reprodutiva da mangueira (Mangifera indica L.) e a implementação de sistemas racionais para criação de abelhas sociais nos pomares. Também será feito o monitoramento das áreas com e sem utilização das abelhas para possibilitar uma análise comparativa da produtividade, qualidade dos frutos e viabilidade das sementes.
A equipe técnica do projeto reúne profissionais de diversas áreas. A ecóloga pós-doutora Aline Cândida Ribeiro Andrade será responsável pelo monitoramento das abelhas e análise dos dados ecológicos. A engenheira agrônoma Ariane Estaniele Oliveira dos Santos acompanhará tecnicamente a cultura e avaliará os indicadores produtivos. A engenheira de computação Adryelle Thayne Araújo Linhares desenvolverá a interface digital da solução, que incluirá uma plataforma integrada a sensores e inteligência artificial para apoiar na tomada de decisões.
“Este projeto representa um avanço significativo para fortalecer a agricultura sustentável no semiárido. A liderança feminina na pesquisa e o uso das abelhas como bioinsumos destacam um caminho inovador, ambientalmente responsável e promissor para a produção agrícola no Vale do São Francisco”, ressalta a coordenadora do Cemafauna, professora Dra. Patrícia Nicola.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login