Brasil
Hugo Motta informa que ações sobre Zambelli estão em andamento

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, afirmou nesta terça-feira (29) que aguarda posicionamentos oficiais do Ministério da Justiça e do governo italiano a respeito da detenção da deputada federal Carla Zambelli. Em suas redes sociais, o parlamentar relatou que tomou conhecimento do fato pela imprensa e recebeu informações preliminares do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.
“É importante destacar que as medidas cabíveis à Câmara já estão sendo tomadas, por meio da Representação que está em curso na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), conforme previsto no Regimento Interno e na Constituição. A Câmara não tem competência para deliberar sobre prisões, apenas sobre a perda de mandato”, explicou Motta.
Carla Zambelli foi detida pela polícia italiana na tarde desta terça em Roma. A deputada havia deixado o Brasil logo após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em maio deste ano, a uma pena de 10 anos de prisão por invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Desde então, ela estava foragida da Justiça brasileira e constava na lista de procurados da Interpol.
Em comunicado, a Polícia Federal informou que a parlamentar “está sendo procurada por crimes cometidos no Brasil e passará pelo processo de extradição, seguindo os procedimentos previstos na legislação italiana e nos acordos internacionais firmados entre Brasil e Itália”.
Além da pena, o STF também determinou a perda do mandato de Zambelli após o esgotamento de todos os recursos judiciais possíveis.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login