Economia
FMI aumenta previsão de crescimento do PIB do Brasil para 2025

O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou para cima suas previsões sobre o crescimento econômico do Brasil, apesar das preocupações relacionadas às tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O FMI agora estima que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil terá um crescimento de 2,3% em 2025, um pouco maior do que os 2,0% previstos no início do ano. Este crescimento representa uma desaceleração em comparação aos 3,4% registrados no ano anterior.
Para 2026, o FMI projeta uma leve redução no ritmo de crescimento, com alta estimada de 2,1%, que é 0,1 ponto percentual superior à projeção anterior. Essas informações foram divulgadas no relatório Perspectiva Econômica Mundial (WEO), publicado em 29 de agosto.
Em janeiro, o FMI havia reduzido suas expectativas para o crescimento da economia brasileira, motivado pelas incertezas comerciais causadas pelas tarifas aplicadas por Trump. O Brasil foi alvo de uma tarifa de 50%, a maior até o momento, programada para entrar em vigor em 1º de setembro.
Após finalizar uma visita ao país em julho, o FMI ressaltou que a economia brasileira está apresentando um ritmo mais moderado após três anos de forte crescimento. “Espera-se que o crescimento diminua de 3,4% em 2024 para 2,3% em 2025, devido a condições monetárias e financeiras restritivas, corte no suporte fiscal e forte incerteza política global”, destaca o relatório.
No horizonte de médio prazo, o FMI projeta que o ritmo de expansão da economia brasileira poderá acelerar para 2,5%.
Além disso, o FMI reforça um alerta sobre a situação fiscal de algumas economias, incluindo o Brasil, a França e os Estados Unidos. “É esperado que várias economias, entre elas o Brasil, a França e os Estados Unidos, enfrentem grandes déficits fiscais em um contexto de níveis historicamente altos de dívida pública”, afirma o estudo.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login