Conecte Conosco

Notícias Recentes

Tarifaço é tratado com seriedade, mas seriedade não exige subserviência, diz Lula ao NYT

Publicado

em

Em entrevista ao jornal norte-americano The New York Times, publicada nesta quarta-feira, 30, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o Brasil está encarando a tarifa de 50% imposta aos produtos brasileiros pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com muita atenção, o que não significa que o país vai se submeter aos EUA.

“Podem ter certeza que estamos tratando disso com toda seriedade. Mas seriedade não significa submissão”, disse o presidente. “Eu respeito todos, mas quero ser respeitado.” A nova tarifa começará a valer na próxima sexta-feira, 1º de agosto.

De acordo com a publicação, esta foi a primeira entrevista de Lula ao The New York Times em 13 anos, “porque ele desejava falar diretamente ao povo americano sobre suas preocupações com o Sr. Trump”, segundo o jornal.

Para Lula, Donald Trump está desrespeitando a soberania do Brasil ao tentar intervir no Judiciário, especialmente no julgamento de Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

O jornal americano pontua que “provavelmente não há nenhum líder mundial desafiando o presidente Trump tão firmemente quanto o Sr. Lula”. O chefe do Executivo brasileiro demonstra preocupação com as consequências das tarifas, mas afirma que o governo não tem medo delas.

“O Brasil não vai negociar como se fosse um país pequeno diante de um país grande”, afirmou Lula. “Reconhecemos o poder econômico dos Estados Unidos, sabemos da força militar e do avanço tecnológico deles.”

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados