Conecte Conosco

Notícias Recentes

Chefe do PL vai à Itália para tentar impedir extradição de Zambelli

Publicado

em

Sóstenes Cavalcante, líder do PL na Câmara dos Deputados, está viajando para a Itália com o objetivo de contactar o Ministério Público e a Procuradoria Geral daquele país para tentar barrar a extradição da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), que foi presa em Roma, onde possui cidadania. Ele planeja entregar pessoalmente um documento às autoridades italianas solicitando que Zambelli permaneça na Europa e não precise voltar ao Brasil para cumprir sua sentença.

Em entrevista ao Globo, Sóstenes afirmou estar no aeroporto e mencionou que fará a entrega tanto fisicamente quanto pela internet, com a formalização prevista para ocorrer ainda hoje.

O documento do PL fará uma comparação entre o caso de Zambelli e o do blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio, cuja extradição foi recusada pela Espanha em abril deste ano. A decisão espanhola se baseou na ausência de “dupla tipicidade”, significando que as acusações contra ele não configurariam crime segundo a legislação do país, conforme exige o acordo de cooperação penal entre Brasil e Espanha.

Essa comparação é uma estratégia do PL para sustentar que as acusações contra Zambelli têm motivação política e que as leis brasileiras e italianas não são equivalentes quanto aos crimes imputados. O partido também enfatiza que a deputada está sendo alvo de perseguição devido ao seu trabalho parlamentar.

Zambelli foi detida pela Interpol após permanecer quase dois meses em fuga, tendo desrespeitado medidas cautelares impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Ela havia sido condenada por invadir ilegalmente o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com auxílio de um hacker, Walter Delgatti.

O governo do Brasil formalizou o pedido de extradição junto às autoridades italianas, enquanto a defesa de Zambelli busca impedir esse processo na justiça local.

O PL aposta que mantendo Zambelli fora do território nacional será possível fortalecer a narrativa de perseguição judicial contra parlamentares da oposição e pressionar por uma nova análise do caso.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados