Conecte Conosco

Economia

Tebet destaca impacto das tarifas globais e defende união entre blocos econômicos

Publicado

em

Ministra do Planejamento, Simone Tebet, afirmou nesta quarta-feira, 30, que o cenário mundial sofreu alterações significativas devido às tarifas aplicadas pelos Estados Unidos. Ela enfatizou que a tributação brasileira difere de casos como União Europeia e Japão, onde a economia americana possui déficit no comércio.

“No caso do Brasil, a situação é distinta. O país apresenta déficit, enquanto os Estados Unidos têm superavit. De dez produtos principais importados dos EUA, oito são isentos de tarifas”, explicou. “Assim, qual seria o real interesse dos Estados Unidos nesta questão, que parece ir além de uma simples balança comercial?”

Tebet ressaltou a importância de fortalecer as relações comerciais com diversos blocos econômicos, incluindo Mercosul, União Europeia e Brics, dada a nova realidade do comércio global.

A ministra mencionou que o Brasil depende do agronegócio para quase 50% das relações com países asiáticos e 10% com os Estados Unidos. A logística, segundo ela, é essencial para garantir a competitividade dos produtos brasileiros em mercados como o asiático.

“Por essa razão, as rotas de integração sul-americanas são vitais. Devemos alcançar a Ásia de forma mais rápida e eficiente pelo Pacífico, considerando que essa é a via mais curta”, afirmou Tebet, que acrescentou que novas rotas de integração devem ser inauguradas em 2025.

A declaração ocorreu durante o Seminário de Logística no Brasil, promovido pelo jornal Valor Econômico, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), com a presença de autoridades como os ministros Renan Filho, de Transportes, e Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados