Destaque
Tarifa alta de Trump exclui aviões, minérios e suco de laranja

A Ordem Executiva assinada nesta quarta-feira (30) pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que aumenta a tarifa de importação de produtos brasileiros para 50%, traz cerca de 700 exceções, incluindo suco e polpa de laranja, combustíveis, minérios, fertilizantes e aeronaves civis, bem como seus motores, peças e componentes.
Produtos como polpa de madeira, celulose, metais preciosos, energia, produtos energéticos e fertilizantes também foram excluídos dessa tarifa alta.
No entanto, café, frutas e carnes não fazem parte das exceções e serão taxados em 50%.
De acordo com o documento assinado por Trump, as novas taxas entram em vigor em sete dias, ou seja, no dia 6 de agosto. Mercadorias já em trânsito para os Estados Unidos estão isentas da taxação.
A ordem justifica que os Estados Unidos consideram o Brasil uma ameaça “incomum e extraordinária à segurança nacional dos EUA”. Essa classificação é semelhante à aplicada a países considerados hostis a Washington, como Cuba, Venezuela e Irã.
Próximos passos
No documento, Trump afirma que a lista de exceções pode mudar caso o Brasil adote medidas importantes para enfrentar essa emergência nacional e alinhe suas ações aos Estados Unidos em temas de segurança nacional, economia e política externa.
O presidente americano também alerta que as tarifas poderão aumentar caso o governo brasileiro decida retaliar com aumentos nas tarifas sobre as exportações dos Estados Unidos.
Em outras palavras, se o Brasil responder com a imposição de tarifas maiores sobre os produtos dos EUA, Trump irá elevar as alíquotas definidas nesta ordem em uma proporção equivalente.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login