Destaque
Mauro Vieira encontra Marco Rubio nos Estados Unidos

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, teve um encontro nesta quarta-feira (30) com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, em Washington, capital americana. A reunião foi informada pelo Palácio Itamaraty, sem maiores detalhes, e aconteceu no mesmo dia em que o presidente dos EUA, Donald Trump, assinou uma ordem executiva estabelecendo uma tarifa de 50% para produtos brasileiros exportados, com quase 700 exceções nesta lista.
Vieira já estava nos Estados Unidos nos últimos dias, cumprindo compromissos em Nova York, antes de se dirigir à capital federal para a reunião com seu equivalente norte-americano.
De acordo com a ordem assinada por Trump, as tarifas terão efeito a partir de sete dias após a assinatura, ou seja, no dia 6 de agosto. Produtos que estão em trânsito para os EUA também estarão isentos dessas tarifas.
Em paralelo, o governo dos EUA impôs sanções ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, por meio da chamada Lei Magnitsky, uma ferramenta legal dos EUA que permite punir pessoas acusadas de violação de direitos humanos fora do país. Essa medida inclui o bloqueio de bens e empresas vinculados aos sancionados nos EUA.
No final da tarde, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou uma reunião de emergência no Palácio do Planalto para discutir as recentes medidas adotadas pelos Estados Unidos. Compareceram ao encontro o vice-presidente Geraldo Alckmin, que tem conduzido as negociações brasileiras, e ministros como Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e Jorge Messias (Advocacia Geral da União). Até o momento, apenas a Advocacia Geral da União (AGU) manifestou-se, repudiando as sanções dirigidas ao ministro Alexandre de Moraes.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login