Conecte Conosco

Notícias Recentes

Carla Zambelli prestará depoimento na Itália em 1º de agosto

Publicado

em

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) será ouvida pela justiça italiana na próxima sexta-feira, 1º de agosto. A parlamentar foi detida em Roma, capital da Itália, na última terça-feira, dia 29, e está atualmente no presídio feminino de Rebibbia.

No interrogatório, as autoridades italianas irão questionar se Zambelli prefere retornar ao Brasil ou passar por um processo de extradição. Caso ela escolha a extradição, o juiz decidirá se ela permanecerá presa ou poderá cumprir medidas cautelares enquanto o processo judicial segue seu curso. Conforme já informado pelo Estadão, o processo de extradição pode levar de um ano e meio até dois anos para ser concluído.

Entre as medidas cautelares que podem ser aplicadas estão a prisão domiciliar, a manutenção no presídio ou a liberdade provisória durante o andamento do processo.

A defesa da deputada declarou que ela pretende permanecer na Itália e não planeja voltar ao Brasil por iniciativa própria. “A Carla busca evitar a extradição e quer ser julgada com imparcialidade e justiça”, afirmou o advogado Fábio Pagnozzi, que representa a deputada, por meio de um vídeo publicado em sua conta no Instagram.

Um deputado italiano do Partido Europa Verde, de esquerda, Angelo Bonelli, afirmou ter encontrado a deputada em Roma e informado o endereço dela às autoridades locais. O parlamentar europeu tem sido crítico de Zambelli e, em junho, pressionou o governo italiano questionando ministros sobre a permanência da deputada no país.

A defesa, no entanto, contesta essa narrativa, afirmando que Zambelli se entregou voluntariamente às autoridades italianas e deseja um julgamento justo no país.

A deputada deixou o Brasil após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a uma pena de dez anos de prisão e perda do mandato, por ser considerada a idealizadora da invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Na ocasião, foi emitido um mandato de prisão falso contra o ministro do STF, Alexandre de Moraes.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados