Economia
Noruega receberá centro de dados para IA gerido por parceria que inclui OpenAI

A empresa norueguesa Aker, a britânica Nscale e a empresa americana de tecnologia OpenAI anunciaram nesta quinta-feira (31) uma colaboração para abrir, antes de 2026, um centro de dados dedicado à inteligência artificial (IA) no norte da Noruega.
Denominado Stargate Norway, o projeto verá Aker e Nscale, que deterão 50% da propriedade do centro de dados, investindo aproximadamente 1 bilhão de dólares (quase 6 bilhões de reais) na etapa inicial do empreendimento, conforme informado no comunicado conjunto.
Josh Payne, presidente executivo da Nscale, declarou: “O lançamento de uma das primeiras grandes fábricas de IA da Europa é um marco estratégico para a região e fortalece sua posição no cenário global de IA”.
O complexo será instalado em Kvandal, próxima a Narvik, no norte da Noruega, e funcionará com energia 100% renovável, aproveitando os abundantes recursos hidrelétricos da região.
A OpenAI, líder americana em IA generativa e criadora do ChatGPT, será um dos principais clientes do centro.
Esse empreendimento representa a primeira iniciativa da OpenAI em centros de dados no continente europeu, assim como sua primeira base regional dentro do programa ‘OpenAI for Countries’, conforme destacam as empresas no comunicado.
O centro demandará aproximadamente 100.000 chips, que serão fornecidos pela Nvidia.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login