Notícias Recentes
EUA: democratas querem forçar Senado a votar tarifas contra Brasil

Senadores democratas dos EUA Jeanne Shaheen, Tim Kaine, Chuck Schumer e Ron Wyden anunciaram nesta quinta-feira, 31, que planejam apresentar uma “legislação privilegiada” para contestar as tarifas impostas pelo presidente norte-americano, Donald Trump, às importações brasileiras, conforme comunicado conjunto. Essa ação pode garantir prioridade para a votação na agenda do Senado.
Trump emitiu uma ordem executiva, invocando a Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (IEEPA), para aplicar as tarifas. Qualquer senador pode contestar o uso da IEEPA por meio de uma resolução privilegiada semelhante à que os legisladores apresentarão, o que obrigará o Senado a votar essa legislação.
Os senadores destacam que a alíquota de 50% contra o Brasil aumentará os custos para os consumidores americanos de produtos domésticos essenciais, prejudicará as economias dos dois países e poderá aproximar o Brasil da China. Segundo eles, o presidente Trump não busca reduzir os custos para o povo americano, pois, se assim fosse, não aplicaria tarifas nem iniciaria guerras comerciais sem fundamento.
Os democratas afirmam que a iniciativa do republicano é uma reação às ações do Brasil em responsabilizar o aliado de Trump e ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro por tentar um golpe, que classificam como violento.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login