Conecte Conosco

Mundo

Operários acham múmia antiga em Lima, Peru

Publicado

em

Um grupo de trabalhadores que atuava nas escavações de uma rua em Lima, no Peru, para instalar uma tubulação de gás, descobriu uma múmia de uma cultura pré-hispânica com mais de 1.000 anos de idade, informou a empresa onde eles trabalham.

A múmia foi encontrada enquanto os funcionários da empresa de distribuição de gás Cálidda removiam a terra em uma via no movimento distrito de Puente Piedra, localizado ao norte da capital peruana.

“Acharam um pacote funerário de um indivíduo dentro de uma tumba com mais de mil anos”, relatou à AFP o arqueólogo Jesús Bahamonde.

O corpo estava sentado, com braços e pernas dobrados e o rosto direcionado para o norte.

A múmia, descoberta na semana passada junto com recipientes, pertence à cultura pré-inca Chancay, que habitou grande parte dos vales de Lima entre os séculos XI e início do XV.

“Esta descoberta é significativa pois permite reconhecer que Lima possui uma história bem mais extensa. A cidade também foi domicílio de culturas pré-hispânicas, com povos milenares”, enfatizou à AFP o arqueólogo José Pablo Aliaga.

A descoberta ocorreu em um “amplo cemitério pré-hispânico”, explicou Bahamonde. Entre os itens deixados como oferta nas tumbas, havia diversos vasos de cerâmica nas cores vermelha e preta.

Em Lima, que tem uma população superior a 10 milhões de pessoas, existem mais de 500 locais arqueológicos, entre os quais se destacam várias “huacas” ou cemitérios edificados pelos antigos habitantes, principalmente em adobe.

Desde 2004, quando a Cálidda iniciou suas atividades em Lima, a companhia reportou mais de 2.200 achados arqueológicos acidentais durante suas operações.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados