Mundo
Rússia deseja paz estável na Ucrânia, diz Putin

O presidente Vladimir Putin afirmou nesta sexta-feira (1º) que a Rússia busca uma paz estável e duradoura na Ucrânia, onde o conflito se arrasta por mais de três anos, mas manteve as condições russas para um cessar-fogo.
“Queremos uma paz sólida, que seja benéfica tanto para a Rússia quanto para a Ucrânia, garantindo a segurança de ambos os lados”, declarou Putin aos jornalistas.
Ele ressaltou que as exigências russas continuam as mesmas.
A Rússia pede que a Ucrânia ceda quatro áreas parcialmente controladas pelo exército russo — Donetsk, Lugansk, Zaporizhzhia e Kherson — além da península da Crimeia, anexada em 2014.
O Kremlin também quer que Kiev interrompa o recebimento de armas ocidentais e desista de ingressar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
Por outro lado, a Ucrânia considera essas condições inaceitáveis, exigindo a retirada das tropas russas e segurança fornecida por países ocidentais, incluindo a continuação do fornecimento de armas e a presença de tropas europeias.
As negociações diplomáticas para resolver o conflito iniciado pela ofensiva russa em fevereiro de 2022 estão paralisadas.
O presidente ucraniano Volodimir Zelensky reafirmou sua disposição em se encontrar com Putin para tentar progredir nas conversas, mas a Rússia rejeita essa possibilidade no momento.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login