Conecte Conosco

Mundo

Chile procura garimpeiros presos em mina após desabamento fatal

Publicado

em

Cinco garimpeiros encontram-se presos na mina de cobre El Teniente, operada pela estatal chilena Codelco, após um desabamento que resultou na morte de um trabalhador, anunciou a empresa nesta sexta-feira (1º).

Mais de 100 socorristas estão envolvidos nas operações de resgate, conforme informado pelo gerente-geral da El Teniente, Andrés Music. Os trabalhadores ficaram retidos na maior mina subterrânea de cobre do mundo, localizada em Rancagua, aproximadamente 100 km ao sul de Santiago.

A Codelco é reconhecida como a maior produtora mundial de cobre.

O incidente se deu na tarde de quinta-feira após um tremor, ou abalo sísmico, cuja origem — natural ou decorrente das perfurações — ainda está sendo averiguada.

O tremor teve magnitude 4,2, segundo registros oficiais, causando a morte de um operário e ferindo nove pessoas.

Andrés Music declarou: “Este é um dos maiores eventos, senão o maior, registrado na mina El Teniente na última década”.

Sobre os trabalhadores presos, Music comentou que “ainda não conseguimos estabelecer comunicação com eles” e acrescentou que “as galerias estão bloqueadas e colapsadas”.

Os socorristas sabem a localização precisa dos garimpeiros graças aos equipamentos de rastreamento que eles usam.

A empresa reforçou que as próximas 48 horas são críticas para o sucesso das operações de resgate. Entre os envolvidos, há socorristas que participaram do resgate dos 33 trabalhadores presos na mina no deserto de Atacama em 2010.

O Chile é o maior produtor mundial de cobre, com uma produção que alcançou 5,3 milhões de toneladas em 2024. O setor minerador do país é reconhecido como um dos mais seguros globalmente.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados