Notícias Recentes
Julgamento de envolvidos em plano golpista será concluído até o fim do ano, diz Moraes

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes anunciou que encerrará ainda este ano o julgamento das ações penais relacionadas ao plano golpista ocorrido durante o governo de Jair Bolsonaro. A declaração foi feita na manhã de hoje, na sessão de abertura dos trabalhos após o recesso na Corte.
“Neste semestre, julgaremos todos os responsáveis. Absolveremos quem não tiver provas contra, condenaremos quem as tiver. Nosso dever é julgar, exercer a função jurisdicional sem medo, apesar de ameaças internas ou externas”, declarou o ministro.
Na última segunda-feira (28), o STF finalizou o interrogatório de 31 réus, conclui ndo a instrução das ações penais dos núcleos 1, 2, 3 e 4 da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra os acusados tentarem reverter o resultado das eleições de 2022 por meio de um golpe.
Ao enfatizar a ausência de covardia no exercício da sua função, Moraes se referiu às reações do governo dos Estados Unidos, liderado pelo presidente Donald Trump, que impôs sanções tanto a ele quanto ao Brasil, incluindo tarifas de exportação.
O ministro também criticou a postura de “pseudopatriotas” que atuam nos EUA para implementar sanções contra o Brasil por interesses pessoais. O deputado Eduardo Bolsonaro solicitou licença do mandato parlamentar para residir nos Estados Unidos, onde tem mantido encontros com autoridades da Casa Branca e comemorado as tarifas aplicadas ao Brasil.
Moraes ainda fez uma comparação entre a conduta do deputado Eduardo Bolsonaro, embora sem mencioná-lo diretamente, e a tentativa de golpe deflagrada em 8 de janeiro de 2023, afirmando que “os métodos empregados para o golpe são os mesmos”.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login