Economia
Jader Filho garante que COP30 será realizada em Belém

O ministro das Cidades, Jader Filho, afirmou nesta sexta-feira, 1º de agosto, que não existe a possibilidade de a COP30 não ocorrer em Belém. Apesar de preocupações levantadas por algumas nações participantes referentes à dificuldade na organização das acomodações para autoridades na rede hoteleira local, a capital paraense permanece como sede confirmada do evento.
Jader Filho destacou: “Não vejo qualquer chance de a COP30 deixar de acontecer em Belém. O presidente Lula, ao escolher a cidade como local da conferência, tinha claro o intuito de mostrar ao mundo a realidade de uma cidade amazônica”.
Certa comunicação feita ao presidente da COP30, André Correa do Lago, por 29 delegações aponta preocupações frente à falta de acomodações apropriadas e acessíveis na capital paraense, o que tem causado apreensão entre negociadores, observadores, companhias e representantes indígenas, já que muitas delegações permanecem sem local definido para hospedagem.
De acordo com Jader Filho, um acordo para solucionar as dificuldades existentes será estabelecido antes do início do evento, marcado para 10 de novembro. O ministro salientou que haverá cooperação entre o governo federal e o governo do Estado do Pará, liderado por Helder Barbalho, irmão do ministro das Cidades.
“Creio que, unindo esforços do governo estadual e federal, encontraremos uma saída para a questão da hotelaria, garantindo que a COP aconteça em Belém em novembro deste ano”, afirmou Jader.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login