Notícias Recentes
Boric lidera busca por cinco trabalhadores presos em mina no Chile

O presidente do Chile, Gabriel Boric, visitou neste sábado (2) as famílias dos cinco trabalhadores que estão retidos a 1.200 metros de profundidade na mina subterrânea El Teniente, local onde um desabamento causou a morte de uma pessoa na última quinta-feira. Ele garantiu que todos os recursos serão empregados na operação de resgate.
Com 4.500 km de túneis, El Teniente é a maior mina subterrânea de cobre do planeta, pertencente à empresa estatal Codelco, que é a maior produtora mundial desse metal.
“Nenhum recurso será poupado para trazer os cinco mineiros de volta”, declarou Boric após se reunir com os familiares dos trabalhadores na sede da Codelco em Rancagua, cidade situada a 100 km ao sul de Santiago, onde está localizada a mina.
Mais de 100 socorristas participam das operações, entretanto, até o momento não houve contato com os trabalhadores. A localização deles é conhecida por meio dos dispositivos eletrônicos que carregam.
O processo de resgate é extremamente complicado, mas a Codelco dispõe de todos os equipamentos, conhecimento e tecnologia necessários para levar adiante a missão.
Na quinta-feira, a mina sofreu um desmoronamento provocado por um tremor, cuja origem, seja natural ou causada pela perfuração, ainda está sendo investigada.
O acidente resultou na morte de um trabalhador e feriu outros nove.
As operações na mina foram suspensas na sexta-feira por uma determinação do Ministério de Mineração, facilitando os esforços de busca.
Em um informe atualizado neste sábado, a Codelco comunicou que a equipe de resgate conseguiu remover 2.200 das 5.000 toneladas de entulho para alcançar a galeria onde os operários estão presos.
O time de busca conta com especialistas que participaram do resgate bem-sucedido dos 33 mineiros presos na mina no deserto do Atacama em 2010.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login