Notícias Recentes
Flipei divulga quatro novos locais após veto à Praça das Artes

A Festa Literária Pirata das Editoras Independentes (Flipei) anunciou na segunda-feira (4/8) os quatro novos locais que vão sediar o evento de quarta (6/8) a domingo (10/8) em São Paulo. Os endereços ficam nos bairros Campos Elíseos e Bela Vista, região central da cidade. A mudança foi nomeada pelos organizadores como “Plano B – Bunker Blindado”.
A alteração aconteceu após a proibição do uso da Praça das Artes, no centro da capital, comunicada pelo diretor-geral da Fundação Theatro Municipal (Abraão Mafra), na sexta-feira (1/8). A fundação, ligada à Secretaria de Cultura municipal, justificou a suspensão abrindo mão do uso do espaço devido ao suposto uso político do evento.
Segundo a nota da fundação, “em vez de um festival dedicado à promoção da literatura independente, a programação do evento continha conteúdo com viés político e eleitoral explícito”. Por isso, houve a suspensão para evitar que a estrutura pública fosse usada para fins políticos.
A fundação também alegou que o evento prejudicaria a retomada das aulas no local, que é responsabilidade do Theatro, mas administrado pela Sustenidos Organização Social de Cultura desde 2021. Foi destacada a possibilidade de multa por rescisão contratual.
A Procuradoria Geral do Município comunicou que o contrato foi firmado pela Sustenidos, e que eventual multa não é responsabilidade do Theatro. “A Prefeitura de São Paulo não participou da celebração do contrato e não tem obrigação legal de arcar com eventuais ressarcimentos”, destacou o órgão.
Nas redes sociais, a Flipei denunciou a decisão da gestão municipal como uma censura. O ofício da Fundação Theatro Municipal enviado pouco antes do evento indicou incômodo com os temas abordados. A Flipei também relacionou a situação a um lobby contra questões da Palestina.
Até o momento, os novos horários das mesas e apresentações nos espaços ainda não foram divulgados. Os quatro locais escolhidos são:
- Galpão Elza Soares: Alameda Eduardo Prado, 474 – Campos Elíseos
- Casa Luís Gama: Rua Guainases, 1435 – Campos Elíseos
- Café Colombiano: Alameda Eduardo Prado, 493 – Campos Elíseos
- Sol Y Sombra: Rua Treze de Maio, 180 – Bela Vista
A organização Sustenidos contestou o cancelamento em ofício à Prefeitura, afirmando que as justificativas apresentadas pelo Theatro não se sustentam, pois a feira não atrapalharia as aulas da Escola Municipal de Música (EMM) e da Escola de Dança de São Paulo (EDASP) na Praça das Artes.
Disseram ainda que não há comprovação de que o evento possui caráter político e ideológico, e que a alegação poderia caracterizar violação da liberdade de expressão garantida pela Constituição Federal. Ressaltaram que o Theatro Municipal sempre abrigou atividades com diferentes espectros políticos para assegurar a pluralidade de opiniões.
A Flipei nasceu em 2018 em Paraty, Rio de Janeiro, como evento paralelo à Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Seu objetivo é democratizar o acesso à literatura, com atividades gratuitas. Em 2024, o evento ocorreu no bairro do Bixiga, em São Paulo.
Esta edição contou com a participação de mais de 220 editoras, 40 debates nacionais e internacionais, shows de Rincon Sapiência e Dead Fish, além de personalidades como Leci Brandão, Jones Manoel, Milly Lacombe e Ricardo Antunes. Uma das atrações principais foi o historiador judeu Illan Pappé, crítico da política israelense no conflito com a Palestina.
Os organizadores descrevem a edição de 2025 como a maior já planejada, enfatizando que a Flipei resiste à dominação cultural imposta pelo conservadorismo neoliberal e pela elitização do mercado, mantendo um espaço dedicado à diversidade, à crítica e à imaginação de futuros alternativos.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login