Notícias Recentes
Confronto entre ambulantes e GCM no Brás, centro de São Paulo

A Guarda Civil Metropolitana (GCM) utilizou bombas de gás lacrimogêneo e projéteis de borracha durante um confronto com vendedores ambulantes na região do Brás, no centro de São Paulo, na manhã desta terça-feira (5/8). Os comerciantes da feira feita durante a madrugada foram impedidos de atuar no local devido à operação da GCM para liberar as vias públicas, o que resultou na confusão.
Testemunhas registraram a ação da GCM contra os ambulantes que estavam concentrados em ruas conhecidas da região, como Rodrigues dos Santos e Oriente. É possível ouvir sons de disparos e gritos das pessoas presentes.
Segundo relatos nas redes sociais, os vendedores afirmam terem sido alvo de uma ação agressiva dos agentes da GCM.
A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) explicou que desde a última sexta-feira (1º/8), a GCM aumentou o patrulhamento e reforçou o efetivo na região do Brás com o objetivo de proteger frequentadores, comerciantes legítimos e combater o comércio irregular.
Na manhã desta terça-feira, conforme informado pela Prefeitura de São Paulo, uma discussão teve início entre um vendedor ambulante e os agentes, que acabou motivando outros comerciantes a reagirem. Durante o tumulto, objetos foram arremessados contra os agentes, que precisaram usar equipamentos menos letais para controlar a situação.
Um homem de 22 anos foi detido na rua Oriente durante o conflito. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), manifestantes danificaram um escudo da GCM após lançarem pedras e paus contra os guardas. Não houve feridos.
O indivíduo foi preso, mas negou participação em agressões contra os agentes. Ele foi liberado após perícia ser acionada. O caso foi registrado como dano material no 8º Distrito Policial (Brás).

Você precisa estar logado para postar um comentário Login