Mundo
Reunião entre EUA e Europa sobre cessar-fogo na Ucrânia foi “construtiva”, afirma Zelenski

A reunião entre autoridades de segurança dos Estados Unidos e Europa para discutir o cessar-fogo no conflito entre Rússia e Ucrânia, realizada no último sábado, 9, foi considerada “construtiva” pelo presidente ucraniano Volodymyr Zelensky em sua conta no X.
Estiveram presentes o vice-presidente dos EUA, JD Vance, e o ministro das Relações Exteriores britânico, David Lammy, que se reuniram com aliados ucranianos e europeus no Reino Unido para debater o esforço de Washington para acabar com a guerra. Também participaram representantes da França, Alemanha, Itália, Finlândia e Polônia, conforme relato de Zelensky.
“Recebemos um relatório do nosso time no Reino Unido — liderado por Andriy Yermak, chefe de gabinete da presidência da Ucrânia. Foram discutidas questões de segurança entre representantes dos EUA e da Europa. A reunião foi produtiva”, declarou o presidente.
Zelensky ainda comentou que seu homólogo americano, o ex-presidente Donald Trump, tem a capacidade e vontade de assegurar um acordo de cessar-fogo na região. “O necessário agora não é simplesmente um intervalo nas mortes, mas sim uma paz real e duradoura. Não um cessar-fogo futuro, em meses, e sim imediatamente. O presidente Trump me garantiu isso, e eu concordo plenamente”, afirmou o líder ucraniano.
Trump deve se reunir com o presidente russo, Vladimir Putin, no Alasca na próxima sexta-feira, 15 de agosto. Recentemente, Zelensky rejeitou formalmente a ideia de ceder territórios ucranianos à Rússia e criticou o anúncio da reunião, alertando que qualquer acordo de paz que deixe Kiev de fora acabaria em “soluções sem futuro”.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login