Notícias Recentes
Pai ex-testemunha de Jeová reclama distância dos filhos no Dia dos Pais

Messias Virgínio, aposentado de 72 anos e ex-testemunha de Jeová há uma década, participou de um protesto na Avenida Paulista, no centro de São Paulo, no último domingo (10/8). O objetivo da manifestação foi questionar um dogma religioso que incentiva membros a interromper relações com ex-adeptos da igreja.
Desde a saída da religião, Messias relata que seu Dia dos Pais perdeu a completude, dado que quatro de seus cinco filhos continuam na fé das Testemunhas de Jeová e, por isso, evitam contato com ele. “Hoje o Dia dos Pais não é o mesmo para mim, pois desde que deixei as Testemunhas de Jeová, meus filhos que permanecem na igreja não conversam comigo e me evitam, porque as lideranças rotulam quem sai como ‘perigoso e infiel’. Apenas um dos meus filhos, também ex-membro, mantém a relação de pai e filho comigo”, conta Messias Virgínio.
Ele chegou a tentar visitá-los, viajando de Diadema até Sorocaba, mas não foi recebido. “Sei que meus filhos me amam, mas estão seguindo as orientações da liderança e a doutrina da igreja”.
Participaram do encontro cerca de 20 pessoas que também questionaram uma publicação da revista A Sentinela, de maio de 2025, que considera a interrupção do contato, até mesmo com familiares, um “ato de bondade” que ajuda a manter a pureza da congregação e incentiva o retorno dos que saíram.
Protesto em Dia dos Pais reúne familiares afastados
Yann Rodrigues, líder do Movimento de Ajuda às Vítimas das Testemunhas de Jeová, destacou que muitos pais e filhos ex-membros se sentem discriminados por suas famílias após as diretrizes anunciadas pela igreja. Ele qualifica a situação como absurda pela dor causada em tantas famílias.
Manifestações anteriores
O grupo já havia promovido um protesto semelhante no Dia das Mães, em 11 de maio. Na ocasião, mães que deixaram a igreja afirmaram, com cartazes, seus relatos sobre a perda de contato com os filhos devido às normas religiosas. Além de falas emocionadas, foram exibidas faixas com mensagens pessoais e reportagens veiculadas que criticavam posturas da congregação.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login