Brasil
Lula conclui plano para ajudar setores afetados por tarifas dos EUA
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, irão discutir nesta segunda-feira (11) os últimos detalhes de um plano emergencial para apoiar os setores econômicos impactados pelas tarifas americanas sobre os produtos exportados do Brasil para os Estados Unidos. Alckmin está à frente das negociações com as autoridades dos EUA e mantém o diálogo com o setor produtivo do país. Está prevista uma reunião entre os dois líderes para o período da tarde.
O plano será divulgado até terça-feira (12) e inclui medidas como concessão de crédito para as empresas mais prejudicadas e o aumento das compras pelo governo. A prioridade será os pequenos produtores que não dispõem de outras opções senão exportar para os EUA. Também será criado um critério para medir o impacto das tarifas em cada segmento da economia, baseado na proporção de exportações para o mercado americano.
Em 6 de agosto entrou em vigor uma tarifa de 50% imposta aos produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos, decisão assinada no dia 30 de julho pelo presidente americano Donald Trump. Essa tarifa afeta 35,9% das mercadorias brasileiras enviadas para aquele país, representando 4% do total das exportações do Brasil.
Além de apoiar os exportadores, o governo busca ampliar os setores que ficarão isentos das tarifas impostas pelos EUA. Cerca de 700 produtos brasileiros não foram afetados e continuam sujeitos a uma tarifa de 10%. Entre esses produtos estão sucos e polpas de laranja, combustíveis, minérios, fertilizantes e aeronaves civis, incluindo seus motores, peças e componentes.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login