Economia
Mercado europeu fecha em baixa na maioria dos índices com atenção ao conflito na Ucrânia

As bolsas europeias encerraram a sessão majoritariamente em queda nesta segunda-feira, 11, depois de uma semana marcada por ganhos para a maioria dos índices. Londres foi a exceção, registrando alta após o FTSE 100 enfrentar pressão por conta das possíveis medidas mais duras do Banco da Inglaterra (BoE).
Entre os setores, o de defesa sofreu as maiores perdas, impactado pelos recentes eventos nos conflitos de Israel e Ucrânia.
O índice Stoxx 600, que representa o mercado pan-europeu, caiu 0,07%, fechando em 546,70 pontos. Em Londres, o FTSE 100 subiu 0,37%, alcançando 9.129,71 pontos. Frankfurt viu o DAX recuar 0,37%, a 24.072,34 pontos, enquanto em Paris o CAC 40 caiu 0,57%, fechando a 7.698,52 pontos.
Apesar de as tensões comerciais e tarifárias terem sido, por enquanto, deixadas em segundo plano, o sentimento no Stoxx 600 melhorou na última semana. A análise de Ipek Ozkardeskaya, especialista do Swissquote Bank, destaca que os investidores começam a avaliar lentamente os dados que revelam os impactos reais dessas questões.
Esta terça-feira terá como destaque a divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI) dos Estados Unidos referente a julho. A atenção também permanece na situação da Ucrânia, com esperanças de avanços nas negociações, segundo a analista.
Os presidentes dos EUA, Donald Trump, e da Rússia, Vladimir Putin, têm encontro marcado para sexta-feira, 15, no Alasca, para discutir o término da guerra que já dura mais de três anos na Ucrânia. Líderes europeus também buscam incluir o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, nas conversações de paz.
A possibilidade de uma trégua afetou negativamente as ações de empresas de defesa na Alemanha. Em Frankfurt, Rheinmetall caiu 4,78% e Renk teve queda de 2,23%. Além disso, há expectativas de que a Alemanha suspenda o fornecimento de armamentos a Israel para uso na Faixa de Gaza.
Na Europa, o maior baque foi para a empresa dinamarquesa Orsted, que viu suas ações despencarem 29,65% em Copenhague, após anunciar uma emissão de direitos no valor de US$ 9,4 bilhões devido a dificuldades no mercado offshore de energia eólica dos EUA.
Em outros mercados: o FTSE MIB, em Milão, caiu 0,10%, ficando em 41.583,59 pontos; em Madri, o Ibex35 subiu 0,14%, alcançando 14.845,00 pontos; e em Lisboa, o PSI 20 recuou 0,46%, fechando em 7.744,72 pontos.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login