Conecte Conosco

Notícias Recentes

Padre faixa-preta de jiu-jitsu acusado de agressão em exorcismo

Publicado

em

Padre João José Bezerra é o primeiro sacerdote brasileiro com faixa-preta em jiu-jitsu, tendo sido vice-campeão mundial e terceiro colocado em campeonato sul-americano na modalidade. Ele está sob acusação de agredir uma senhora de 62 anos durante um suposto exorcismo ocorrido na quinta-feira, 7 de agosto, na Paróquia Nossa Senhora Consolata, localizada em São Manuel, interior de São Paulo.

Com 17 anos de sacerdócio, João Bezerra exerce suas funções no Santuário Santa Teresinha, em Cerqueira César, cidade próxima ao local das alegadas agressões. Até o momento, ele permanece registrado como vigário paroquial, que é um padre que auxilia o pároco responsável pela paróquia.

Conquistas no jiu-jitsu

Além de seu papel religioso, João Bezerra também é reconhecido no esporte, tendo sido vice-campeão mundial na faixa marrom master 3, na categoria até 88 quilos. Em função desse título, recebeu a graduação de faixa-preta, tornando-se o primeiro padre brasileiro a alcançar esse nível.

Em dezembro de 2023, o padre visitou um projeto de artes marciais promovido pela Prefeitura de Cerqueira César. Em abril de 2024, foi homenageado pela Câmara Municipal daquela cidade por ter alcançado o terceiro lugar no Campeonato Sul-Americano de Jiu-Jitsu realizado em São Paulo.

Acusação de agressão durante exorcismo

Durante uma missa na Paróquia Nossa Senhora Consolata, onde era presença como convidado alegando ser exorcista, a vítima relatou que foi agredida com chutes e socos enquanto repousava ao chão em um momento de apresentação do Santíssimo. Segundo o boletim de ocorrência, a mulher passou a manifestar um comportamento considerado maligno e perdeu a consciência, momento em que o padre iniciou o exorcismo e a agrediu.

A situação teve que ser controlada por alguns fiéis e o sacerdote saiu da igreja sem prestar esclarecimentos. A polícia local investiga o caso, que foi registrado como lesão corporal, e a vítima apresentou provas de suas lesões, incluindo fotos e receituário médico.

Posição da Arquidiocese

A Arquidiocese de Botucatu, responsável pela paróquia, divulgou uma nota lamentando o ocorrido e reafirmando que qualquer ato de violência é incompatível com a missão da Igreja e os ensinamentos do Evangelho.

Expressaram solidariedade à vítima e aos seus familiares, oferecendo suporte para as despesas médicas decorrentes dos incidentes e anunciaram a abertura de um processo interno para apurar os fatos. Padre João José Bezerra foi afastado cautelarmente enquanto a investigação segue em andamento.

O arcebispo Dom Maurício Grotto de Camargo declarou que a igreja está colaborando com as autoridades policiais e judiciais para garantir a apuração clara e justa dos acontecimentos.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados