Conecte Conosco

Notícias Recentes

Fiscal envolvido em corrupção nas empresas Ultrafarma e Fast Shop tinha esmeraldas em casa

Publicado

em

Na manhã desta terça-feira (12/8), o Ministério Público de São Paulo (MPSP) realizou uma operação que resultou na prisão do empresário Sidney Oliveira, proprietário da Ultrafarma, e do diretor estatutário da Fast Shop, Mário Otávio Gomes, por envolvimento em um esquema de corrupção que pagava propina a um fiscal da Secretaria da Fazenda, Artur Gomes da Silva Neto.

Na residência do fiscal Artur, também detido na operação, foram encontrados pacotes de esmeraldas e grande soma em dinheiro vivo. Segundo o MPSP, ele coordenava o esquema, que operava por meio de uma empresa registrada no nome de sua mãe, utilizada para o recebimento dos valores ilícitos.

Artur Gomes da Silva Neto atuava como supervisor da Diretoria de Fiscalização (DIFIS) da Fazenda do Estado de São Paulo e, desde 2021, teria arrecadado cerca de R$ 1 bilhão em subornos para manipular processos administrativos que facilitavam a quitação de créditos tributários para as empresas envolvidas.

Sidney Oliveira foi detido em uma chácara em Santa Isabel, região metropolitana de São Paulo, enquanto Mário Otávio Gomes e Artur também foram presos na ação. Além das prisões, mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas residências e empresas dos envolvidos.

Como funcionava o esquema

O esquema consistia no pagamento de propina ao auditor fiscal de alto escalão, Artur Gomes da Silva Neto, que manipulava processos para beneficiar empresas como a Fast Shop e a Ultrafarma, liberando créditos tributários que reduziam a arrecadação do estado de São Paulo.

Em troca, Artur recebia quantias mensais por meio de uma empresa registrada em nome de sua mãe.

A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) informou que abriu um procedimento administrativo para investigar rigorosamente a conduta do servidor envolvido e solicitou ao MPSP todas as informações relacionadas ao caso.

A Sefaz-SP ressaltou que está colaborando com as autoridades por meio de sua corregedoria, reafirmando seu compromisso com a ética e justiça fiscal, e repudiando quaisquer atos ilícitos, além de promover uma revisão ampla nos processos e normativas relacionadas.

A redação entrou em contato com a assessoria da Rede Ultrafarma e da Fast Shop, mas não obteve resposta até o momento da publicação desta matéria.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados