Economia
IBGE irá contratar 9.580 profissionais temporários para pesquisas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) divulgaram, nesta terça-feira (12), uma portaria conjunta (nº 58/2025) que autoriza a Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a contratar até 9.580 profissionais temporários para suprir demandas específicas do órgão.
Os selecionados irão realizar pesquisas estatísticas supervisionadas pelo IBGE em todo o território nacional.
Vagas disponíveis
Entre as vagas, 8.480 são destinadas ao cargo de agente de pesquisas e mapeamento, com a responsabilidade de coletar dados. As outras 1.100 são para supervisores de coleta e qualidade, que acompanharão e supervisionarão o trabalho dos agentes em campo.
Processo seletivo
O ingresso nas funções será mediante processo seletivo simplificado, que costuma ser mais ágil que um concurso público convencional.
As etapas do processo geralmente envolvem avaliação curricular, análise de títulos e, em alguns casos, entrevistas.
Duração e remuneração
Os contratos terão prazo inicial de um ano, com possibilidade de prorrogação por até três anos, conforme a necessidade do órgão para conclusão das atividades.
A publicação do edital de inscrições está prevista para ocorrer no prazo máximo de seis meses a contar desta terça-feira. A remuneração será definida pelo IBGE conforme critérios orçamentários.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login